PROCESSO FABRIL

Qualidade, Padronização e Tecnologia para atender você em até 48 horas

Matéria
Prima

Saiba mais

Processo computadorizado

Saiba mais

Acabamento Exclusivo

Saiba mais

Controle de Qualidade

Saiba mais

Matéria Prima

MATÉRIA-PRIMA COM QUALIDADE CERTIFICADA

Alto padrão de qualidade

O couro é um material nobre e deve ser tratado como tal. Por isso, para cada seguimento industrial, possui alguns padrões de qualidade e resistência. O couro utilizado para revestimento automotivo deve atender aos mais rígidos padrões de resistência (inclusive a raios solares), umidade e elasticidade devido ao atrito frequente a que será submetido. Caso não seja utilizado couro de qualidade superior, em curtíssimo prazo de tempo graves problemas podem ocorrer, como vidros embaçados ao acionar o ar condicionado, desbotamento do couro e outras situações incômodas para o motorista e os passageiros.

O couro sintético automotivo é um material que vem ganhando bastante espaço no mercado. Até mesmo as grandes montadoras vêm apostando no material, como a BMW e seu couro sintético, denominado Sensatec. Há uma quantidade muito variada de couro sintético disponível no mercado, o que faz com que a qualidade varie muito em relação à espessura, composição e qualidade da malha de tecido de cada um deles. A Couto Top desenvolveu, juntamente com nossos fornecedores, o Ultracouro, um couro sintético automotivo de alta resistência, com 1,3mm de espessura e um dos mais resistentes disponíveis no mercado.

LABORATÓRIO DE TESTES

A Couro Top possui um moderno laboratório de testes, onde são analisadas as matérias-primas adquiridas. Todo lote de couro – nossa principal matéria-prima – é analisado criteriosamente, passando por diversos testes e provas de qualidade. Um desses testes é realizado no dinamômetro, um equipamento que testa a resistência contra o rompimento do couro, com o objetivo de selecionar apenas o material dentro das especificações do ramo automotivo.  Couros utilizados para outros fins, como revestimento de sofás, decoração e moda, não podem ser utilizados nos revestimentos automotivos, pois não possuem a durabilidade e a qualidade necessárias.

TESTE DE FRICÇÃO

O teste de fricção é realizado para simular o uso frequente do veículo e o atrito do condutor com o revestimento. O teste é feito por meio da análise de ciclos de atrito entre um jeans branco e o corpo de prova para atestar que a pigmentação do couro não irá se desprender com o uso. Assista no vídeo ao lado como é o funcionamento do teste de fricção do couro:

DINAMOMETRO

Assim como o couro natural, o couro sintético Ultracouro deve atender perfeitamente à todas as nossas especificações de qualidade para poder ser utilizado em nossa produção, portanto todo lote de couro sintético é avaliado.

Sua espessura é verificada para assegurar que ele possua exatos 1,3mm. Sua resistência contra rompimento é analisada no dinamômetro, como já mencionado. Assista no vídeo ao lado como é o funcionamento deste teste de resistência do couro:

TECNOLOGIA AVANÇADA

MOLDE DIGITAL

Devido ao processo de corte da Couro Top ser computadorizado e automático, todos os moldes são necessariamente digitalizados. Com isso – além dos 17 anos atuando no mercado – adquirimos um dos maiores bancos de dados de moldes disponíveis, com cerca de 400 moldes digitais dos bancos automotivos das principais marcas nacionais e importadas.

CORTE 100% COMPUTADORIZADO

A Couro Top possui 8 máquinas GERBER de corte automático, uma das melhores marcas do segmento, o que garante um alto padrão de qualidade no processo de corte, assegurando, assim, a qualidade do produto final.

A GERBERcutter XD é a responsável pelo corte do couro. A máquina faz a leitura do couro por meio do scanner, registrando sua área e identificando seus defeitos naturais. Seu software realiza um encaixe das peças a serem cortadas na área da pele, esquivando das imperfeições naturais do couro e podendo, então, garantir a qualidade do produto.

Assista a um vídeo da máquina GERBERcutter XD em funcionamento:

ACABAMENTOS DE SUPERFÍCIE

A Couro Top conta com diferentes tipos de acabamento de superfície sendo eles :

SEMI-PERFURADO ELITE

Realizado por uma prensa que atua com a temperatura adequada e pressão ideal para realizar a gravação sem nenhum prejuízo ao material. Assista ao vídeo:

PERFURADO

Realizado por uma perfuradora de esteira que utiliza uma chapa composta de agulhas. Assista ao vídeo:

COSTURA PROGRAMADA

Neste processo as possibilidades são infinitas. O desenho do acabamento desejado é criado no computador e a máquina eletrônica de costura replica-o na superfície do material.

MÁQUINA ELETRÔNICA DE COSTURA

Com a utilização de máquinas eletrônicas de costura PFAFF é possível configurar todas as máquinas de nossa linha de produção com os mesmos parâmetros de costura, o que faz com que elas não percam sua regulagem já que o sistema é eletrônico. Com isso conseguimos manter um padrão de costura, garantindo a qualidade final do produto.

CONTROLE DE QUALIDADE

INSPEÇÃO E AUTOCONTROLE

Nossa filosofia de controle de qualidade é a de autocontrole, em que um setor da produção é cliente do outro, fazendo uma inspeção de qualidade no serviço do setor anterior antes de começar sua atividade. Este sistema funciona como um funil, proporcionando uma chance mínima do produto final possuir alguma falha.

Além do autocontrole, possuímos uma equipe de inspeção final do produto que valida sua qualidade antes de liberá-lo para entrega. Disponibilizamos um certificado de qualidade para nossos clientes mediante a solicitação.

ENTREGA EM ATÉ 48HRS

Todo este processo de controle de qualidade nos garante uma otimização de tempo para atender nossos clientes, garantindo toda a qualidade do produto final em um curto espaço de tempo.